top of page

A Lilith - Pt.1

"Tudo começou com Lilith, que foi expulsa do paraíso por exigir igualdade." - ilustração por Ann Shen.




Vamos falar sobre Lilith? Eu sou uma pessoa que sempre se sentiu bem ligada a essa entidade, não sabia exatamente o porquê desse vínculo. Lilith me aparecia como um demônio que deveríamos temer, mas nunca a enxerguei dessa maneira, a primeira esposa de Adão foi expulsa do paraíso pois não via sentido em ser subjugada, ela enfrentou o todo poderoso não se submetendo as suas normas.


Logo, como poderia eu não gostar dessa entidade? Muitos a colocam como a comedora de crianças, a autora do livro inclusive, mostra fielmente todo esse processo de percepção sobre Lilith, ao relatar como muitas mulheres sonhavam com a mesmas quando necessitavam enxergar a própria sombra, quando fugiam das regras patriarcais.


Lilith é sombra, mas tbm conhecimento de si de dentro para fora, falamos sobre assumir instintos e a sexualidade. A mulher que não se deixa domar, que não é o oposto de Deus, o criador, pois já tem a criação dentro de si mesmo.


Vista como promíscua, impura, justamente por desobedecer a ordem, uma mulher que desobedece?


Oras, isso é um insulto. Neste livro temos suas qualidades, e como há séculos os homens vem tentado expurgar a deusa do nosso universo, reprimindo-a. Acho necessária essa leitura para você que a senti de alguma forma, pois ela está dentro de nós. 🐍🌹

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page