Então, vamos de mais uma dessas frases muito escutada pelo o meio em que trabalho. Eu adoro uma EXPANSÃO DA CONSCIÊNCIA, principalmente, quando ela vem regada a uma bagagem de DESCONSTRUÇÃO 🙌🏾 a verdade é que tem muito de espiritual ✨ no processo SIM.
Mas, para além disso, estamos falando de "ACORDAR PARA VIDA", o que eu quero dizer: só se expande a consciência quando se consegue olhar para realidade que o cerca entendendo que tal estrutura é uma grande propiciadora de males em nossa vida. Quando se entende que o movimento é geracional, que a desigualdade, racismo, machismo, lgbtqia+fobia, capacitismo, gordofobia, entre outros, são partes de um tentáculo que nos puxa para baixo engolindo toda a nossa capacidade de se existir coletivamente de maneira saudável.
Expandir a consciência é colocar a mão numa ferida aberta e estrutural que cerceia nossos passos, é a desobediência com o cânone que está lá no seu mais profundo ser dizendo que você vai para o 'inferno" se se comportar MAL. Expandir a consciência é muito mais do que uma "iluminação", mas, olhar para o seu entorno sabendo que você só existe para não repetir o passado, pois ele não se sustenta.
E que o seu encontro com um tratamento de nhacas (coisas que não lhe cabem) que te condicionaram a vida inteira é abrir margem para uma recuperação de si efetiva, e que a partir do momento em que você se encontra nesse estado é praticamente (senão é mesmo) impossível existir no agora sem pensar nos outros.
Ou seja, a EXPANSÃO DE CONSCIÊNCIA, para cada pessoa funcionará de uma maneira, e isso é fato, pois você e mais ninguém sabe dos seus processos, ainda assim, para que você vença estigmas, dores, sentimentos de culpa, há de se olhar a estrutura que te rodeia, e porque ela rodeia. O meu passo para entender o meu caminho foi estudando sobre racismo, ler mulheres pretas, ouvir até mesmo pessoas que não têm vinculo algum com a espiritualidade, e acabavam sendo espirituais até mais do que eu.
Como esse processo tem sido para você? ✨💕
Comments